sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Fichamento Jackes - 07/11/2009

Fichamento Jackes - 07/11/2009
A aula iniciou com a audição do Concerto para Violino e Orquestra de Beethoven que está neste Blog (link: http://profamusica.blogspot.com/2009_09_27_archive.html), cuja forma normalmente conhecemos como Rondó. A professora Ana, docente da disciplina, estabeleceu uma atividade referente à análise da peça. A atividade consiste em identificar os Motivos, Seções e Temas, da supracitada peça.
Vejamos o que seria a forma Rondó, de acordo com a enciclopédia Virtual Wikipedia.
Música e sua forma Rondó
Através dos anos a música tem mantido formas fixas nas composições eruditas e até populares, mas no século XX isto mudou. O que segue é uma breve amostra destas formas mais tradicionais que se encontram nas composições de compositores que se destacaram internacionalmente.
Rondó
Forma Rondó é aquela que introduz-se com um tema chamado de "A", após o fim de "A", apresenta-se um novo tema "B", e após seu término retorna-se ao tema original "A" e após o término de "A", novamente introduz-se um novo tema "C", e assim por diante sempre apresentando um novo tema após a repetição do tema inicial "A", de modo que possamos analisá-la formando a seguinte sequência de letras: A-B-A-C-A-D-A etc.
Esta forma é informalmente referida como "abacada". Algumas vezes o rondó é simétrico e aparecerá da forma ABACADA.
O rondó é uma forma de composição musical seccionada, estruturada a partir de um tema principal e vários temas secundários (normalmente dois ou três), sempre intercalados pela repetição do tema principal. Surgida na Idade Média, foi largamente adotada a partir do Classicismo no último movimento das sonatas e das sinfonias.
O termo "rondó" pode ainda designar um gênero literário, constituído da mesma estrutura.
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Forma_musical com adaptações; e http://pt.wikipedia.org/wiki/Rond%C3%B3)

2 comentários:

Abdias Costa disse...

Sonata, é um termo italiano sonare (soar) que veio da suite da dança, que seguiam uma sequencia. A forma sonata apresenta A B A. O A expposição o 1 tema esta na tônica/cadência perfeita/ponte modulante. O 2 tema esta na dominante ou na relativa do to original/cadência perfeita/coda. O B desenvolvimento na dominante aproveitamento do materia temático em outra tonalidade apresentado na exposição carater odulante/retransição, a diferença estar no 2 tema que vem na tônica. O A re-exposição 1 tema/ponte modulante e 2 tema na tônica. A Coda encerra no jogo dos graus V e I

Abdias Costa disse...

Bom posso dizer aqui que eu gostei muito da forma rondó, através da audição que ouvir na aula fico bem fixado que meu conhecimento sobre a forma rondó. Como o próprio nome já diz cantiga de roda, que apresenta A B A C A ou A B A C A D A. O A1 tema principal começa na dominante e termina na tônica. O B epsódio na dominante de outro tom. A2 tema principal o mesmo que o A1. O C 2 epsódio começa na relativa menor dom tom que esta o B. O A3 tema principal retorna ao tema A1 com coda encerrando.