domingo, 4 de outubro de 2009

fichamento aula 03/10/2009 - Daniel

obs: fichamento parcial... postem comentarios sobre o tema.


Bom...hoje foi um dia interessante, diga-se de passagem, pois na aula de TPM3, a professora Ana apresentou um documentário de um grande musico, filosofo, profundo conhecedor musical, virtuoso no piano,etc., um pianista chamado GLENN GOULD, canadense, que não simplesmente tocava musica, mas a desmembrava, explicando, assim, toda sua construção e forma musical.
Glenn era uma individuo muito fechado socialmente, já que o mesmo sofria de esquizofrenia, isso fez com que ele parasse tocar em concertos, embora o mesmo já estivesse estressado de tocar, pois ele achava tudo aquilo antiquado, muito repetitivo e cansativo; em uma de suas falas ele disse que tudo aqui era "um circo", como o coliseu romano, apenas para divertimento de alguns. Isso fez com que ele parasse suas apresentações, passando, assim, a dedicar-se apenas a gravações em estúdio, até o fim de sua vida.
Glenn era uma pessoa muito revolucionária do seu tempo e no meio musical, sendo na sua época muito criticado por outros músicos, no que diz respeito a sua forma de tocar. Ele gravava obras como, por exemplo, Bach, de varias formas e dava sua própria interpretação, buscando através dessas experiências uma musica perfeita, que o agradasse. Ele foi o primeiro musico de seu tempo a trabalhar com ediçoes de gravações musicais

No que diz respeito ao panorama musical, Glenn, foi de suma importância para musica moderna. Sua visão futurística de ver a musica e a maneira de como interpretá-la, usufruindo ao máximo dela, nos faz pensar que para musica não há barreira e nem limitações, mas novas idéias como dar sentido a elas, principalmente em nosso tempo, tempo esse capitalista e exigente ao mercado social.

bom...é isso!
da uma lida ai, e me responde se esqueci de algo, tá?
abraços!
Daniel Albuquerque

5 comentários:

Jackes de Amorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jackes de Amorim disse...

O que observei a respeito de Glenn Gould (1932-1982) naquela aula foi que ele, apesar de ser um grande músico, exteriorizava um comportamento anormal, do ponto de vista antropológico, visto que, ele tinha dificuldade em se relacionar com pessoas (conforme comentários de classe). Imagino que ele desenvolveu um processamento mental tão rápido que dificultava a organização mental e posterior explicação de suas idéias. Isso talvez o distanciava de maiores relacionamentos humanos, fazendo-o criar um mundo interior que somente ele entendia plenamente. Creio que ele, por influência de seus pais, não teve oportunidade de usufruir de sua infância como deveria, tornando-o concentrado demais no que ele fazia, neste caso, tocar piano. Por favor justifique seu comentário, concordando ou discordando do meu.

Paulo Gernandes disse...

Glenn Gould é simplesmente um músico completo,pois além de fazer a música acontecer sabe como explicá-la em todas as suas particularidades. E com relação ao comentário do Jackes concordo plenamente. É fato que quase sem excessões a grande maioria dos GRANDES nomes da música mundial tinham ou têm problemas de relacionamentos e mentais, exatamente por observarem o globo musical de uma forma diferenciada, em um nível bem acima de nois, meros mortais terrestres!

Paulo Gernandes

Kelen Mendes disse...

Glenn Gould foi um gênio. Revolucionou o ponto de vista musical a partir de suas perfeitas gravações, fugindo dos tradicionais concertos e o exemplo dele mostra para nós, que podemos exercitar a visão crítica, que significa não engulir tudo o que nos apresentam como certo. O certo é que todos podemos revolucionar a visão musical de nossa época, deixando de tratar a música como produto mercadológico e observando como a música pode nos auxiliar na construção de uma sociedade mais justa e humana. Não confundam com o poder do "gospel" tá. Beijinhos.

Abdias Costa disse...

bom, no meu ponto de vista a respeito de Lenn Gould, assunto da aula, é que ele foi um excelente músico e se tornou um exemplo para os grandes nomes da música no mundo inteiro. Gould, foi o marco da história musical mesmo com a dificuldade de um bom relacionamento, pois para tanto o que importava para ele é transmissão e a evolução da interpretação musical que motivava a todas as pessoas ao seu redor.

até a próxima